Festival Música Viva 2008

de 19 a 27 de Setembro
Convergência de expressões e estéticas musicais múltiplas

Apresentação

Convergência de expressões e estéticas musicais múltiplas
Na sua 14ª edição, o Festival Música Viva é tanto a nível nacional como internacional um amplo e reconhecido espaço de renovação e encontro com as metamorfoses sonoras da música de hoje.
Local privilegiado de circulação e confronto de ideias e de estéticas, o festival é também um ponto de convergência da criação musical e da inovação tecnológica e um pólo fundamental de diálogo da música com outras áreas da criação contemporânea.
Numa área artística que se estende do domínio instrumental e analógico ao virtual e electrónico, da música improvisada à música escrita, este ano o Festival Música Viva propõe mais uma vez nomes consagrados lado a lado com novíssimos compositores e intérpretes. Das grandes formações orquestrais aos emblemáticos concertos de música electrónica pela Orquestra de Altifalantes, passando pela música de câmara, pelas instalações, pelo vídeo, pela palavra, pelo teatro musical e pelos espectáculos para crianças, a criação musical portuguesa e internacional afirma aqui a sua plena vitalidade e diversidade.
O Festival Música Viva 2008, apresenta de 19 a 27 de Setembro um total de 24 acções distintas, 124 obras, das quais 20 peças electrónicas no novo projecto Sound Walk, 88 obras tocadas em concerto, 6 instalações sonoras no Interactive Lounge; destacando-se o fomento da criação musical que a Miso Music Portugal tem conduzido, sendo responsável pela encomenda de 15 das obras apresentadas. De um universo de 82 compositores representados e 53 estreias absolutas, 42 são compositores portugueses que estrearão 27 novas obras, prova inequívoca da prolífica actividade criadora actualmente existente em Portugal e à qual o festival dá voz.

A Miso Music Portugal é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes; o Festival Música Viva é uma co-produção com a Fundação Centro Cultural de BelémO Festival Música Viva é uma iniciativa da Miso Music Portugal como Secção Portuguesa da International Society of Contemporay Music e Secção portuguesa da Confédération Internationale de Musique Electroacoustique e como membro da International  Association of Music Information Centres, da European Conference of Promoters of New Music, da International Computer Music Association e da International Network for Contemporary Performing Arts.

Ficha técncia
Miguel Azguime: direcção artística,direcção técnica • Paula de Castro Guimarães: direcção executiva • Jean-Marc Sullon, Andre Bartetzki: assistentes informático-musicais • Perseu Mandillo: técnico de som e de imagem • Simão Costa: coordenador Interactive Lounge • Ricardo Guerreiro: assistente orquestra de altifalantes • Margarida Moreira: desenho de luz • Marta Catana: produção • Pedro Ferreira: produção • Violeta Barradas: relações públicas • Ágata Mandillo: assistente • Helena Romão: tradução e preparação de textos • Jorge Santos: estagiário assistente de som • Carina Albuquerque, Fábia Ribeiro, Sandra Maia: estagiárias assistentes de produção • Miso Studio: investigação e informática musical • Tortoise Movies: spots


Programa

Mosteiro dos Jerónimos 19 de Setembro 2008

Fundação Calouste Gulbenkian 20 de Setembro 2008

Centro Cultural de Belém 19 a 27 de Setembro 2008


Sexta-feira, 19 de Setembro – Mosteiro dos Jerónimos

22h00 – Igreja do Mosteiro dos Jerónimos – entrada livre 
Orquestra Metropolitana de Lisboa

direcção: Pedro Amaral
maestro assistente: Alberto Roque
realização técnica: CRFMW-Liège / Miso Studio
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullon e Andre Bartetzki
operadores de osciladores: Ângela Lopes, Gilson Beck, Jaime Reis, José Luís Ferreira

Karlheinz Stockhausen – Mixtur 2003 (versão original) *
Karlheinz Stockhausen - Gesang Der Jünglinge 
Karlheinz Stockhausen - Mixtur 2003 (versão retrogradada) *

A Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia em Portugal a emblemática obra Mixtur 2003, numa homenagem a Karlheinz Stockhausen, certamente um dos maiores génios da música do século XX, recentemente falecido.
Neste concerto de abertura, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que colabora pela primeira vez com o Festival Música Viva, interpreta Mixtur 2003 nas duas versões (original e retrogradada). Neste concerto é também apresentada a histórica obra Gesang der Jünglinge, seguindo uma proposta programática definida pelo próprio compositor.
Por ocasião da estreia mundial de MIXTUR 2003 no Festival de Salzburgo de 2006, Stockhausen escreveu nas notas de programa:
“MIXTUR é o salto histórico da orquestra clássica para o Elektronisch Klangkörper (corpo sonoro electrónico; o termo alemão é utilizado para grandes ensembles como orquestras e  coros).
(...) O aspecto essencial de MIXTUR é a transformação do som familiar da orquestra num novo mundo sonoro encantatório. É uma experiência extraordinária ver e ouvir os instrumentistas tocar uma nota sustentada e simultaneamente perceber que este som se vai lentamente afastando de si próprio num glissando, a pulsação acelera e um maravilhoso novo espectro sonoro emerge. (...) 
MIXTUR foi a génese da música electrónica em tempo real que nestas quatro décadas se tem desenvolvido de múltiplas formas (...).”
http://www.oml.pt

Co-produção: CCB, IGESPAR/Mosteiro dos Jerónimos, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Centre de Recherches et de Formation Musicales de Wallonie – Liège 
Apoios: Communauté Française de Belgique, Paróquia de Sta. Maria de Belém, Ministério da Cultura, DGArtes, Apple/VAD Portugal, Lourisom

Sábado, 20 de Setembro a Sábado, 27 de Setembro - Centro Cultural de Belém

TODO O DIA – Caminho Pedonal – entrada livre

Sound Walk - passeio electroacústico

Resultando de um convite a nível mundial dirigido aos compositores de música electroacústica, Sound Walk é uma instalação sonora colectiva e inédita que durante todo o decurso do festival acompanha os visitantes que percorrem o caminho pedonal do Centro Cultural de Belém: 142 peças provenientes de 28 países, das quais 36 foram seleccionadas para integrar o Sound Walk 2008.

Obras Seleccionadas

Junya Oikawa Blanc Distance           
Rita Torres Shaking Mendeleev in the Presence of a Guitar
Peter Eotvos Cricketmusic
Nicola Cogliolo Migrazione
António Ferreira Deambulatio
Karlheinz Essl Gold.Berg.Werk - Aria Electronica II
Edith Alonso Sanchez La jarra de los males
Helder Filipe Gonçalves La Fabrica en Horta de Ebro
Ângela Lopes Granulations - sons do parque
Fergal Dowling Pass
Miguel Urbano de Figueiredo Câmara Lenta 1
Felipe Andres Otondo Ruiz Remixes of Ciguri
Pedro Patrício Undo
Zuriñe Gerenabarrena BihotzBi
Ricardo de Armas Pocket Music
Ingrid Obled Soundlence
Giorgio Colombo Taccani Sibilla d'Autunno
Roderik de Man Wait a Minute!
Andrián Pertout Sesenta cuatro campanas
Jean-Louis Di Santo Roulements, Rebonds
Miguel Negrão I was vaguely aware of somethinhg
Hernani Villaseñor Ensalada Inestable
Hugo Paquete Border
Georg Klein wel-come
Rui Costa / Maile Colbert Day of Anger, Act 3
Blas Gaston Payri Miniature avec voix de femme
Massimo Biasioni L'amour outragé
Massimo Fragalà Movimenti
André Rocha do Nascimento Fantasma da Tesoura
Frédéric Kahn L'Animal du temps
Hervé Déjardin LocoJazz
Roberto Fabbriciani Suoni per Gigi
Roland Semadeni X-Tension SAX
Kala Pierson Chilling Effects
Panayiotis Kokoras Waltz at the edge of Lorros
Tiago Morais Morgado Space Warp

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoios: Lourisom

TODO O DIA – Bengaleiro Norte – entrada livre - Inauguração do Interactive Lounge dia 20 às 15h
Interactive Lounge

O Interactive Lounge do Música Viva traz o Festival para fora das salas de concerto. As instalações que ocupam este espaço de convívio assentam as suas propostas na inovação tecnológica, dando-nos a conhecer protótipos que cativam a curiosidade de todos. O Interactive Lounge serve também de ponto de encontro do Festival com um balcão de informações, divulgação e venda das mais recentes edições de discos, livros e partituras.
Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoios: Yamaha, Apple/VAD Portugal, Casa Agrícola Roboredo Madeira

Karlheinz Essl – Lexikon - Sonata

Simão Costa – iAVi - metro4#1 (versão #1)

Alunos do curso de Produção e Tecnologias da Música da ETIC
Reciclagem e Desperdícios ** ◊: 
Pedro Zurawski Collages; Rodolfo Correia + Pedro Santos Glass Metamorphosis; Ricardo Mota Entropia; Orlando Pereira + Guilherme Feiteira Alquimia; Miguel Santos + Rodrigo Marsh Desperdício; Mariana Vences + José Neto LIXOound; Daniel Silva + Pedro Barquinha Ciclicidade; Christopher Halder + Tomás Bradshaw A Natureza da Indústria; Tânia Ramalho + Cátia fernandes + João Taborda Echo point; Miguel Simões unNamed

André Bartetzki – Pas de deux + 1 **

André Bartetzki – Songs from the Wood *


Lexikon-Sonata
Lexikon-Sonate é um work in progress de Karlheinz Essl iniciado em 1992. Em vez de uma composição cuja estrutura está fixa pela notação, expressa-se através de um programa informático que compõe a peça – ou antes um excerto de uma peça para piano virtualmente infinita – em tempo real. Estão ausentes duas características de uma peça para piano tradicional: não há um texto pré-composto para ser interpretado, não necessita de um pianista ou intérprete. Lexikon-Sonate foi especialmente desenvolvida para um piano Disklavier Yamaha.
www.essl.at

iAVi – metro4#1
iAVi - metro4#1 (versão#1) é  uma instalação Áudio/Vídeo interactiva de Simão Costa, que tem como ponto de partida sonoro e imagético o Metro do Porto. Recorre ao telemóvel como forma exclusiva de captação de materiais vídeo. Uma esfera pendular suspensa permite ao público brincar, interagir, reagir e aperceber-se do reflexo e impacto dos seus gestos no contexto específico da peça. . iAVi - metro4#1 foi desenvolvido de Outubro a Dezembro de 2007 no INESC Porto na Unidade de Telecomunicações e Multimédia, no âmbito do Programa de Residências: Experimentação Arte/Ciência e Tecnologia, financiado pelo programa Ciência Viva e a Direcção-Geral das Artes.
www.maosimmao.com

Reciclagem e Desperdícios
Reciclagem e Desperdícios apresenta uma série de trabalhos áudio realizados por alunos do curso de Produção e Tecnologias da Música da ETIC (escola tecnica de imagem e comunicação) da classe da disciplina de Criação do prof. José Luís Ferreira, numa abordagem livre em torno dos conceitos de comunicação acústica a que o seu título faz referência.
www.etic.pt

Pas de deux + 1
Dois pianos tocam juntos e dançam uma valsa algorítmica! Nada pode perturbar a sua íntima comunhão até que um visitante os consiga pôr fora de si...
Composto e realizado por Andre Bartetzki para dois pianos Modus/Disklavier Yamaha.
www.bartetzki.de

Songs from the Wood
Instalação sonora de Andre Bartetzki para pranchas de madeira e vibradores de frequências graves, que proporciona ao visitante uma verdadeira massagem sonora. A madeira quer contar-nos algo... escute as suas histórias, sinta as suas vibrações e faça parte do som. 
www.bartetzki.de

e outras surpresas...!


Sábado, 20 de Setembro - Centro Cultural de Belém
16h00 – Hall de entrada – Bengaleiro Norte - entrada livre

"π_ano [4x]"

piano e composição: Simão Costa

π_ano é uma performance para piano solo, electrónica ao vivo e em tempo-real. 
π (pi), 3.14159 é uma referência, simultaneamente constante e irracional o π acelera os conceitos de fronteira; limite entre acústico - electrónico numa proposta de fusão de mundos sónicos prescutando encontros e poéticas partilhadas. 
O projecto π_ano dá corpo à formalização de um meta-piano em que o som real e o imaginário se misturam, desfiando uma linha de continuidade evolutiva para um instrumento com longo percurso histórico. O piano, paradigma tecnológico da era mecânica de ontem fundido com ferramentas digitais contemporâneas. Desde 2006 Simão Costa desenvolve ferramentas informáticas Max/Msp/Jitter, transformando ferramentas em instrumentos e instrumentos em conteúdos. Tem-se apresentado regularmente nesta condição de Luttier digital, compositor e pianista em "concertos π_ano" em Portugal e no estrangeiro.
π_ano[4x] é uma encomenda d Miso Music Portugal Portugal para [4x], a saber: 2 pianos X 2 pianistas. 1 piano acústico x 1 piano virtual x 1 pianista virtual x 1 pianista natural + espacialização sonora em [4x] canais áudio.
Neste particular 2 pianos Yamaha, pioneiros em matéria de propostas de linhagem evolutiva com integração de novas tecnologias: o disklavier (1987) e o novíssimo Modus F11, conhecidos por poderem tocar sozinhos, como que por magia.
É assim que 1 pianista encara 2 pianos e seu duplo, pianista virtual. O computador surge como ferramentas de destaque pondo em marcha a coreografia sincronizada entre o pianista "natural" e o outro piano que toca sozinho movido pelo invisível.
Imitação, polifonia, transmutação, interactividade e reactividade em destaque neste π_ano[4x] de Simão Costa.
www.maosimmao.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoios: Yamaha

17h00 – Sala Luís de Freitas Branco - 10 € e 6€ para menores de 30 anos

Sond'Ar-te Electric Ensemble

direcção: Pedro Amaral
flauta: Monika Duarte Štreitová
clarinete: Nuno Pinto
trompa: Laurent Rossi
violino: Suzanna Lidegran
viola: Jorge Alves
violoncelo: Marco Pereira
piano: Ana Telles
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullon
técnica: Miso Studio

João Pedro Oliveira - Timshel
(encomenda da Miso Music Portugal)
Enrique X. Macías - Itinerário de Luz
Patrícia Sucena de Almeida - Aranea, insidiis noctis serenae...
(encomenda da Miso Music Portugal)
Ryszard Osada - Mimesis II **
(encomenda do Festival Outono de Varsóvia)
Duarte Dinis Silva - Paralelus II **
(menção honrosa Concurso de Composição “Sond’Ar-te – Música de Câmara com electrónica”)

O Sond’Ar-te Electric Ensemble é dos poucos grupos a nível mundial especializado na música mista, ou seja, música que combina os instrumentos acústicos com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. 
O Sond’Ar-te Electric Ensemble comemora com este concerto o seu primeiro aniversário e é já um grupo emblemático no panorama da criação musical portuguesa, não só pela reconhecida qualidade das suas interpretações mas também pelo trabalho empenhado de fomento da criação musical, com um plano regular de encomendas a compositores portugueses. 
O programa deste concerto apresenta-nos um grupo de peças que dão conta da diversidade das relações entre instrumentos acústicos e meios electrónicos. Saliente-se a presença de uma obra de Enrique X. Macías no cinquentenário do seu nascimento, a estreia absoluta da peça do novíssimo Duarte Diniz Silva e ainda a ante-estreia de Mimesis II do polaco Ryszard Osada em colaboração com o Festival Outono de Varsóvia. O Sond’Ar-te Electric Ensemble é ensemble residente da Câmara Municipal de Cascais.
www.sondarte.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoios: Ébano&Marfim, Festival Outono de Varsóvia, Câmara Municipal de Cascais


Sábado, 20 de Setembro – Fundação Calouste Gulbenkian
21h00 - Grande Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos

Orquestra Gulbenkian

direcção: Lorraine Vaillancourt
flauta: Marion Ralincourt
violino: Gareguin Aroutiounian

Luciano Berio - Requies *
Jonathan Harvey - Calling across time *
Philippe Hurel - Phonus *
Bruno Gabirro - vai faltar sempre um dia - Concerto para Violino e Orquestra **
(encomenda da Miso Music Portugal)

A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se novamente ao Festival Música Viva para um percurso através de alguns dos principais compositores dos últimos cinquenta anos, num programa há muito esperado em Portugal. De Luciano Berio, figura incontornável da música da segunda metade do século XX, um dos “enfants terribles” da vanguarda musical das décadas de 50 e 60, mas cujo lirismo e força expressiva sempre o colocaram num lugar à parte, ouviremos em estreia portuguesa Requies. De Jonathan Harvey, certamente um dos maiores compositores da actualidade em cuja obra encontramos uma especial riqueza tímbrica a par com uma inigualável transparência sonora, teremos oportunidade de assistir à estreia nacional de Calling Across Time, na qual os meios electrónicos combinados com a orquestra vêm justamente contribuir para a rara sensibilidade harmónica da sua música. De Philippe Hurel, figura de destaque no meio musical francês, herdeiro da escola espectral, ouviremos o concerto para flauta e orquestra Phonus, numa quase homenagem a Debussy e a L’Après-Midi d’un Faune e finalmente teremos ainda em estreia absoluta uma obra para violino e orquestra, encomenda da Miso Music Portugal ao jovem compositor português Bruno Gabirro, valor emergente do nosso meio musical.
A Orquestra Gulbenkian contará para este concerto com dois solistas de eleição, a flautista Marion Ralincourt e o violinista Gareguin Aroutiounian sob a direcção da maestrina Lorraine Vaillancourt, fundadora e directora do Nouvel Ensemble Moderne de Montréal e que pela primeira vez se apresenta em Portugal.
www.musica.gulbenkian.pt

Co-produção: Miso Music Portugal / Fundação Calouste Gulbenkian
Apoios: CulturesFrance


Terça-feira, 23 de Setembro – Centro Cultural de Belém
11h00 – Sala de Ensaio- 2€

Contos Contados... Cantados com Som

concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costa
técnica: Miso Studio

Uma Mesa é uma Mesa. Será? **
música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins
(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **
música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella
(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **
música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado
(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **
música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo
(encomenda da Miso Music Portugal)

Os Contos Contados... Cantados com Som – Teatro Electroacústico apresenta a sua segunda edição com novas músicas e novas histórias para encantar os mais novos.
Histórias de sonhos, de monstros, de magia, de lugares, de meninas e meninos curiosos. Histórias de sons que habitam as nossas casas e que nos envolvem. Ouvir palavras faladas e tocadas... Este é o convite que os Contos Contados... Cantados com Som nos fazem, apelando à nossa imaginação, aos nossos ouvidos e aos nossos sentidos, num espectáculo composto por histórias de escritores de renome e outras inéditas. Uma orquestra de altifalantes que interpreta a música que as palavras enformam e que os compositores nos levam a descobrir.
LINK

mais informações: Centro de Pedagogia e Animação do CCB
Co-produção: Miso Music Portugal / CCB

19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos

José Machado - violino e electrónica

violino: José Machado
assistente informático-musical: Andre Bartetzki

Paulo Ferreira-Lopes - De Profundis **
Nuno Miguel Henriques - Cadenza **
Jorge Peixinho - The Missing Miss
Pedro Rebelo – x\Hailes **
Clotilde Rosa - Densidades **

José Machado oferece-nos com este concerto inteiramente português quatro estreias absolutas que integram um programa que abarca três gerações de compositores.
Violinista consagrado no nosso meio musical, foi um estreito colaborador de Jorge Peixinho no seio do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tendo prosseguido de forma exemplar um papel de divulgador da música portuguesa, seja com o GMCL, seja enquanto solista. 
Tendo como ponto de partida cronológico a obra de Jorge Peixinho The Missing Miss que nos revela um lirismo quase melancólico do qual o seu título é já uma indicação, este concerto mostra-nos ambientes e idiomas diferentes em toda a diversidade de expressões da escrita para este instrumento, incluindo obras para violino com electrónica.
www.gmcl.pt/josemachado.htm

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB


21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos

Orquestra de Altifalantes I

Obras compostas no Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal

Ricardo Guerreiro - Tzimtzum **
(encomenda da Miso Music Portugal)
Manuella Blackburn - Cajón **
(encomenda da Miso Music Portugal)

Obras compostas no estúdio da Technische Universität Berlin, apresentadas pelo seu director Folkmar Hein

Unsuk Chin - allegro ma non troppo *
Werner Cee - Berlin indoors (slow motion) *
Clemens Nachtmann - Tafelmusik *
Mario Verandi - Plastic water *
Vladimir Djambazov - The Secret Life of a Snare Drum *
Clara Maïda - ipso facto *

A Orquestra de Altifalantes apresenta obras compostas no âmbito de residências artísticas no Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal e nos estúdios da Universidade Técnica de Berlim. 
A Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal é um instrumento de projecção do som no espaço que permite introduzir a dimensão interpretativa na música electroacústica. Neste concerto revela-se na sua mais recente configuração, com nomes consagrados ao lado de valores emergentes aos quais importa dar atenção. 
www.kgw.tu-berlin.de/Studio/
www.misomusic.com/port/cria/lec.html

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoio: Technische Universitãt Berlin, Miso Studio, Lourisom

Quarta-feira, 24 de Setembro – Centro Cultural de Belém
11h00 – Sala de Ensaio -2€

Contos Contados... Cantados com Som

concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costa
técnica: Miso Studio

Uma Mesa é uma Mesa. Será? **
música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins
(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **
música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella
(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **
música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado
(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **
música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo
(encomenda da Miso Music Portugal)


19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos

Vox Vocis 3.0

soprano: Rosario Cruz
vídeo, tratamento vídeo em tempo real e voz: Concha Jerez
programação e electrónica em tempo real: Pedro López
materiais gravados, electrónica em tempo real e voz: José Iges:

José Iges, Concha Jerez e Pedro López - Vox Vocis 3.0 **

Vox Vocis é um espectáculo intermédia com voz, vídeo e electrónica em tempo real, no qual a voz desempenha um papel central e aglutinador. 
Apresentada na sua primeira versão no Festival Ars Electrónica de Linz (Áustria), Vox Vocis tem desenvolvido uma carreira excepcional por toda a Europa e a nova versão Vox Vocis 3.0 tem neste concerto em Lisboa a sua estreia absoluta. 
Recorrendo a materiais pré-gravados, desde ruídos a fragmentos de canções populares e gravações das cantoras Esperanza Abad e Belma Martín, estreitamente vinculadas aos autores, Vox Vocis 3.0 desenvolve-se como um caleidoscópio de imagens e de sons num turbilhão de sentidos e emoções.
www.joseiges.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoio: Instituto Cervantes Lisboa


21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos

Quasars Ensemble
Orquestra de Altifalantes II

direcção e piano: Ivan Buffa
flauta: Andrea Bošková
oboé: Júlia Gálová
clarinete: Martin Mosorjak
violino: Peter Mosorjak
violino: Marek Zwiebel
viola: Peter Zwiebel
violoncelo: Andrej Gál
piano: Diana Cibul’ová

António Ferreira - Fading into white *
Miguel Azguime - Des Cercles en Cercle 
Petra Oliveira Bachratá - Nunataq
Luigi Nono - Omaggio a Emilio Vedova *
Salvatore Sciarrino - Quintettino nº1 per clarinetto e archi *
Michael Jarrell - Assonance III *
Tristan Murail - Feuilles à travers les cloches *
Ivan Buffa - Quasars **
Viera Janárãeková - Narratorium **
Petra Oliveira Bachratá - Bagatelle para piano
Roman Berger - Sonata 1960 *
Vladimir Bokes – Coll’Age *

O Quasars Ensemble e a Orquestra de Altifalantes num concerto misto apresentam um programa diversificado em torno de figuras de referência da música actual.
O Quasars Ensemble é um jovem ensemble eslovaco de músicos virtuosos que se dedica ao repertório contemporâneo e que se apresenta no Festival Música Viva para partilhar um concerto com a emblemática Orquestra de Altifalantes, numa proposta que visa oferecer diversos pontos de vista sobre a criação musical europeia da actualidade. 
Este concerto apresenta por um lado compositores incontornáveis do repertório internacional contemporâneo como Luigi Nono, Salvatore Sciarrino, Michael Jarrell ou Tristan Murail, por outro obras de compositores de nacionalidade portuguesa e eslovaca, numa partilha ou confronto de estéticas que questionam a própria criação musical.
www.quasarsensemble.sk --- www.omega-bakery.com --- www.sitel.sk

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoio: Slovakia Music Fund, Hudobné Entrum (Music Centre Slovakia), Omega, Sitel, Lourisom

Quinta-feira, 25 de Setembro – Centro Cultural de Belém
11h00 – Sala de Ensaio -2€


Contos Contados... Cantados com Som

concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costa
técnica: Miso Studio

Uma Mesa é uma Mesa. Será? **
música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins
(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **
música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella
(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **
música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado
(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **
música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo
(encomenda da Miso Music Portugal)

19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos

Nuno Pinto - clarinete e electrónica

clarinete: Nuno Pinto
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullon

Cândido Lima - Ncáãncôa
Virgílio Melo - Upon a Ground II **

Duo Con:fusion
vencedor do concurso ECPNM de electrónica ao vivo 2007

electrónica: Sascha Lino Lemke
voz e performance: Marcia Lemke-Kern

Sascha Lino Lemke, Marcia Lemke-Kern - #Un4Scene# *
Marcia Lemke-Kern - Museum *

Concerto partilhado por Nuno Pinto, jovem talento e virtuoso clarinetista português e o Duo Con:Fusion constituído por Marcia Lemke-Kern e Sascha Lino Lemke, especialistas de teatro musical e detentores do primeiro prémio da European Conference of Promoters of New Music “Live-Electronic Projects Competition 2007”. Duas propostas distintas que têm como ponto de contacto a componente electroacústica das obras apresentadas.
Nuno Pinto apresenta Ncáãncôa de Cândido Lima, um dos nomes mais importantes da música portuguesa actual e ainda Upon a Ground II de Virgílio Melo, compositor confirmado cuja obra se constrói numa perpétua revisitação de si própria. Por sua vez, o Duo Con:Fusion apresenta duas peças do seu original repertório, Museum e #Un4Scene#, que juntam as componentes musical e teatral, utilizando electrónica e vídeo em tempo real, numa narrativa ficcional da vida real construída e desconstruída a partir de processos de elaboração típicos da actual geração de “laptopers”, tais como “scratching”, “looping” ou síntese granular.
www.nunopinto.pt --- www.duoconfusion.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoio: European Conference of Promoters of New Music, Fortbildungszentrum für Neue Musik Lüneburg

 

21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos

Orquestra de Altifalantes III

Obras premiadas do Concurso de Composição Música Viva 2008

Obras Canadianas apresentadas por Robert Normandeau

 

Robert Normandeau – Pluies Noires **
(co-encomenda da Miso Music Portugal e de Réseaux com o apoio do Conseil des Arts et des Lettres du Québec)
Robert Normandeau -  Le renard et la rose *
Christian Bouchard - Parcelle 2 *
Christian Calon - Ouest (Atlas) *

Compositores canadianos em destaque e primeira audição absoluta dos Premiados da 9ª edição do Concurso de Composição Electroacústica Música Viva 2008.
O Concurso de Composição Música Viva tendo-se afirmado como um concurso de renome internacional na área da música electroacústica, ano após ano com um número crescente de participantes que ascende actualmente a mais de centena e meia. Entre os premiados dos últimos anos contam-se alguns dos jovens compositores mais activos da cena internacional e é com particular expectativa que se aguarda para este concerto a revelação de novos talentos. O júri, este ano constituído por Robert Normandeau, Folkmar Hein e Miguel Azguime, seleccionará as três obras que serão estreadas na primeira parte deste concerto.
Para a segunda parte deste concerto, o festival deu carta branca ao compositor canadiano Robert Normandeau que nos propõe uma selecção de algumas das suas obras de eleição lado a lado com a sua própria música, destacando-se a estreia de uma nova obra concebida especialmente para a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal.
www.musiccentre.ca

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoio: Embaixada do Canadá, Réseaux – Quebec, Conseil des Arts et des Lettres du Québec, Lourisom


Sexta-feira, 26 de Setembro – Centro Cultural de Belém

11h00 – Sala de Ensaio -2€
Contos Contados... Cantados com Som

concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costa
técnica: Miso Studio

Uma Mesa é uma Mesa. Será? **
música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins
(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **
música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella
(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **
música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado
(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **
música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo
(encomenda da Miso Music Portugal)


19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos

Quinteto Diaphonia

flauta: Natália Monteiro
oboé: David Costa
clarinete: Samuel Pascoal
trompa: Thomas Gomes
fagote: Tiago Paraíso

Frederico de Freitas - Pentafonia
João Madureira - Wanderung
Ivan Moody - Zefiro con Uccelli **
Gyorgy Ligeti - 10 peças para quinteto de sopros
Christopher Bochmann - 3 Bagatelas 
Fernando Lopes-Graça – Sete Lembranças para Vieira da Silva

Com o Quinteto Diaphonia, constituído por instrumentistas da nova geração mas já com um lugar de relevo no nosso panorama musical, o Festival Música Viva propõe mais um programa de destaque para a música nacional. 
Neste programa do Quinteto Diaphonia salientam-se as obras de Frederico de Freitas, de Fernando Lopes-Graça e de João Madureira que constituem marcos importantes no repertório português do Século XX e que mostram claramente a evolução da nossa música ao longo de várias décadas. 
Serão também apresentadas obras de dois compositores que escolheram Portugal para residir e que são indissociáveis da música portuguesa da actualidade, Christopher Bochmann e Ivan Moody (a peça Zefiro con Uccelli terá aqui a sua estreia mundial). Finalmente de Gyorgy Ligeti, um dos compositores que mais influenciou a nova geração de compositores e cuja música é uma referência para a criação musical actual serão interpretadas as Dez Peças para Quinteto de Sopros, obra emblemática para esta formação instrumental.
www.quintetodiaphonia.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB

21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos

Crash Ensemble

direcção: Donnacha Dennehy: 
clarinete: Paul Roe
violoncelo: Kate Ellis
percussão: Owen Gunnell
guitarra eléctrica/sintetizador: John Godfrey
baixo eléctrico/contrabaixo: Malachy Robinson
piano/ sintetizador: Andrew Zolinsky

Donnacha Dennehy - Streetwalker *
John Godfrey - Aria 51 (piano e 5 voluntários anónimos) *
John McLachlan - Wonder **
(encomenda da Miso Music Portugal com o apoio do Irish Arts Council)
Paulo Ferreira-Lopes - Schlaf der Schatten *
Evan Ziporyn - Kebyar Maya *
Philip Glass - Music in Similar Motion *

O Crash Ensemble é conhecido pela força dos seus espectáculos e foi já descrito como “o ensemble de música contemporânea que toca com a energia e o espírito de uma banda rock” (New York Times, Março 2007).
Fundado em 1997 pelo compositor Donnacha Dennehy, pelo pianista e maestro Andrew Synott e pelo clarinetista Michael Seaver, o Crash Ensemble conseguiu desde a primeira hora uma recepção entusiástica em grande parte devido à convincente mistura entre música, vídeo e electrónica. O grupo assenta numa abordagem pluridisciplinar onde técnicos, músicos e artistas plásticos são membros activos de pleno direito, conferindo aos seus espectáculos uma energia contagiante. 
A escolha do programa para este concerto obedece às linhas condutoras do grupo, com propostas interactivas e multimédia que exigirão inclusive a colaboração do público e de onde sobressai a presença da música irlandesa a par de peças de Paulo Ferreira-Lopes e de Philip Glass. 
www.crashensemble.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoios: Culture Ireland, AIC, Arts Council

Sábado, 27 de Setembro – Centro Cultural de Belém

15h30 – Sala de Ensaio -2€
Contos Contados... Cantados com Som

concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costa
técnica: Miso Studio

Uma Mesa é uma Mesa. Será? **
música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins
(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **
música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella
(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **
música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado
(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **
música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo
(encomenda da Miso Music Portugal)

18h00 – Hall de entrada – Bengaleiro Norte -entrada livre


"π_ano [4x]"

piano e composição: Simão Costa

π_ano é uma performance para piano solo, electrónica ao vivo e em tempo-real. 
π (pi), 3.14159 é uma referência, simultaneamente constante e irracional o π acelera os conceitos de fronteira; limite entre acústico - electrónico numa proposta de fusão de mundos sónicos prescutando encontros e poéticas partilhadas. 
O projecto π_ano dá corpo à formalização de um meta-piano em que o som real e o imaginário se misturam, desfiando uma linha de continuidade evolutiva para um instrumento com longo percurso histórico. O piano, paradigma tecnológico da era mecânica de ontem fundido com ferramentas digitais contemporâneas. Desde 2006 Simão Costa desenvolve ferramentas informáticas Max/Msp/Jitter, transformando ferramentas em instrumentos e instrumentos em conteúdos. Tem-se apresentado regularmente nesta condição de Luttier digital, compositor e pianista em "concertos π_ano" em Portugal e no estrangeiro.
π_ano[4x] é uma encomenda d Miso Music Portugal Portugal para [4x], a saber: 2 pianos X 2 pianistas. 1 piano acústico x 1 piano virtual x 1 pianista virtual x 1 pianista natural + espacialização sonora em [4x] canais áudio.
Neste particular 2 pianos Yamaha, pioneiros em matéria de propostas de linhagem evolutiva com integração de novas tecnologias: o disklavier (1987) e o novíssimo Modus F11, conhecidos por poderem tocar sozinhos, como que por magia.
É assim que 1 pianista encara 2 pianos e seu duplo, pianista virtual. O computador surge como ferramentas de destaque pondo em marcha a coreografia sincronizada entre o pianista "natural" e o outro piano que toca sozinho movido pelo invisível.
Imitação, polifonia, transmutação, interactividade e reactividade em destaque neste π_ano[4x] de Simão Costa.
www.maosimmao.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoios: Yamaha


21h00 – Sala Luís de Freitas Branco - 10 € e 6€ para menores de 30 anos
Smith Quartet

“Circuits”

violino: Ian Humphries 
violino: Darragh Morgan
viola: Nick Pendlebury
violoncelo: Deirdre Cooper
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullon
técnica: Miso Studio

Pedro Rebelo - Shadow quartet *
(encomenda da Miso Music Portugal)
Carlos Caires - Horizon *
(encomenda da Miso Music Portugal)
João Pedro Oliveira - Labirinto
Pedro Amaral - Pagina Postica *
(encomenda da Miso Music Portugal)
Miguel Azguime - Paraìtre Parmi *
Steve Reich - Triple Quartet *

O encerramento do Festival cabe ao Smith Quartet que interpretará um programa quase exclusivamente português, concluindo-se com Steve Reich, um dos mais emblemáticos compositores da contemporaneidade musical.
O Smith Quartet é um dos ensembles de topo no panorama da música contemporânea a nível internacional. Apresentam um programa quase inteiramente português, com obras que têm circulado pela Europa no âmbito do projecto Circuits que a Miso Music Portugal desenvolveu em colaboração com o British Council, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Camões, no sentido de dar a conhecer a música portuguesa além fronteiras.
Este projecto, que já foi apresentado em Paris, Vilnius, Madrid, Belfast, Dublin, Oxford e Berlim, tem finalmente a sua estreia em Portugal para apresentar seis obras que propõem diferentes caminhos para as relações do quarteto de cordas tradicional com os meios electrónicos.
www.smithquartet.com

Co-produção: Miso Music Portugal / CCB
Apoio: British Council

* estreia portuguesa
** estreia absoluta

N.B. Durante todo o Festival e desde o momento de abertura do CCB até ao seu fecho, o Bengaleiro Norte do Centro Cultural de Belém funcionará como espaço permanente de convívio do Festival Música Viva 2008, com um balcão de informações, divulgação e venda de discos, livros e partituras, ao mesmo tempo que decorrerão várias instalações.




Financiamento, Protocolos, Co-produções e Apoios:

O Festival Música Viva é uma iniciativa da Miso Music Portugal como Secção Portuguesa da International Society of Contemporay Music e Secção portuguesa da Confédération Internationale de Musique Electroacoustique e com membro da International Association of Music Information CentresEuropean Conference of Promoters of New Music e International Computer Music Association e da International Network for Contemporary Performing Artson the move connector

Financiamento 
Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura

Co-produções
Centro Cultural de Belém
Fundação Calouste Gulbenkian
IGESPAR / Mosteiro dos Jerónimos 
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Centre de Recherches et de Formation Musicales de Wallonie CRFMW


Apoios

Águas do Luso
Apple/ VAD Portugal
Arts Council of Ireland
Association of Irish Composers
Bazar do Vídeo
British Council
Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Cascais
Casa Agrícola Roboredo Madeira
Communauté Française de Belgique
Ciência Viva
Conseil des arts et des lettres du Québec
Culture Ireland
CulturesFrance
Ébano e Marfim
Embaixada do Canadá
Festival Warsaw Autumn
Fortbildungszentrum für Neue Musik Lüneburg
Gig Arts Magazine
Hudobné Entrum (Music Centre Slovakia)
INESC Porto
Instituto Cervantes Lisboa
IPERRENT
Lourisom
Mariposa Azual
Meyer Sound
Miosótis
Olissipo Hotels – Hotel Marquês de Sá
Ómega
Paróquia de Sta. Maria de Belém
Rádio Europa
Rádio Televisão Portuguesa / Antena 2
RealPelágio
Revista Índice
Sitel
Slovakia Music Fund
Tortoise Movies
TU Berlin
Turismo de Lisboa
Vila Galé – Hotel Vila Galé Opera
Yamaha


Salas, Entradas e Bilhetes

Informações 214575068 ou musicaviva@misomusic.com

Salas, Entradas e Bilhetes|Venues and Tickets

Centro Cultural de Belém
Praça do Império
1499-003 LISBOA 
Tel: +351 21 361 2400 Fax: +351 21 361 2500 
ccb@ccb.pt
Bilheteiras
Tel: +351 21 843 8801 Fax: +351 21 361 2560
Todos os dias entre as 13:00 e as 19:00; nos dias de espectáculo, até meia-hora após o seu início.
Acessos|How to get to: 
Comboio|Train Linha Cais do Sodré/Cascais, Estação Belém / Ligação Fuvial Belém 
Autocarros|Bus 27 - 28 - 29 - 43 - 49 - 51 - 112 Eléctricos|Tram E15

CENTRO DE PEGDAGOGIA E ANIMAÇÃO (CPA/ CCB)
Inscrições / Ateliers
Tel: +351 21 361 2400 (ext.3160) +351 21 361 2899
Fax: +351 21 361 2859
Contacto: Rita Bagorro, todos os dias úteis das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00

SERVIÇO EDUCATIVO (CCB)
Informações gerais/ Marcações
Tel: +351 21 361 2800
Todos os dias úteis das 11:00 às às 13:00 e das 15:00 às 17:00


Fundação Calouste Gulbenkian 
Grande Auditório
Av. de Berna, 45A
1067-001 LISBOA
Telf: +351 21 782 3000

bilhetes à venda no próprio dia no local do concerto a partir das 18h
reservas pelo telefone +351 21 4575068 
ou pelo email: musicaviva@misomusic.com
Acessos|How to get to:
Metro S.Sebastião / Praça de Espanha 
Autocarros|Bus 16 - 18 - 26 - 31 - 42 - 46 - 51 - 56

Mosteiro dos Jerónimos 
Praça do Império 
1400-206 LISBOA
Tel: +351 21 362 0034 

bilhetes à venda no próprio dia no local do concerto 
reservas pelo telefone +351 21 4575068 
ou pelo email: musicaviva@misomusic.com
Acessos|How to get to: 
Comboio|Train Linha Cais do Sodré/Cascais, Estação Belém / Ligação
Fuvial Belém
Autocarros|Bus 27 - 28 - 29 - 43 - 49 - 51 - 112 
Eléctricos|Tram E15


Onde Ficar

LISBOA

HOTEL MARQUÊS DE SÁ***
Avenida Miguel Bombarda, 130
1050-167 Lisboa
Telefone:(+351) 217 911 014
Fax:(+351) 217 936 983
http://www.hotelmarquesdesa.pt
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1300-141 Lisboa
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PENSÃO RESIDENCIAL NAZARETH****
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